Uma lição do passado que é mais atual do que nunca

Você já assistiu algum filme, novela ou série que falam sobre o povo de Israel, cativos no Egito? Naqueles dias houve grande manifestação do poder de Deus. Se você ainda não conhece a história, recomendo que leia na bíblia nos primeiros capítulos do livro de Êxodo, para conhecer as grandes coisas que Deus fez no passado no meio de seu povo. O relato bíblico que vamos analisar fala sobre o mesmo povo, que antes tinham vistos o poder e as manifestações da glória de Deus, mas agora de uma maneira de total falta de fé.                            .. "Senhor disse a Moisés: Envia alguns homens a explorar a terra de Canaã, que eu vou dar aos israelitas. Manda um homem de cada tribo e que todos sejam chefes do seu clã. Moisés enviou-os do deserto de Paran; todos eram chefes dos israelitas, tal como
 o Senhor tinha ordenado." Números 13:1-3. Deus havia mandado Moisés enviar doze homens, para darem o relatório da Terra que Deus tinha lhes prometido dar, nos versos seguintes da passagem bíblica encontramos os nomes dos homens que foram designados a essa missão. Moisés lhes disse: "Ao enviá-los, para irem explorar a terra de Canaã, Moisés disse-lhes: Subam pelo Negueve e depois vão até às montanhas; vejam bem como é aquela terra e se o povo que lá vive é forte ou fraco, se são poucos ou muitos. Vejam se a terra onde eles vivem é boa ou má e se as suas povoações são acampamentos abertos ou cidades fortificadas. Vejam se a terra é fértil ou pouco produtiva e se tem árvores ou não. E façam todos os possíveis para trazerem dos frutos da região.
Estava-se então no tempo em que amadurecem as primeiras uvas." V. 17-20   E assim fizeram os doze homens. Passaram 40 dias espionando a Terra, seus habitantes, frutas e tudo que havia lá, e quando terminou esses dias voltaram para dar o relatório a Moisés do que haviam encontrado... Mas esse relatório foi totalmente desanimador.  "E deram o seguinte relatório a Moisés: Entramos na terra à qual você nos enviou, onde há leite e mel com fartura! Aqui estão alguns frutos dela. Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Também vimos descendentes de Enaque. Os amalequitas vivem no Neguebe; os hititas, os jebuseus e os amorreus vivem na região montanhosa; os cananeus vivem perto do mar e junto ao Jordão. Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: “Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos!” Mas os homens que tinham ido com ele disseram: “Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós”. E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura. Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles." V. 27-33 Eles haviam dado o relato que era impossível entrar naquelas terras, pois os habitantes que nela existiam eram muito grandes e fortes. O povo ficou desesperado e esquecerem totalmente de como Deus os haviam conduzido até ali. O Deus que abriu o mar para aquele povo passar não seria poderoso para derrotar aquelas pessoas que moravam na terra em que ele havia prometido aos filhos de Israel? Eles não pensaram dessa maneira, se esqueceram totalmente de Deus.  Desejaram um capitão para conduzi-los novamente a Terra do Egito, onde tanto haviam sofrido. No deserto, mesmo com Deus os enviando comida que caia do céu por seis dias, eles haviam desejado comer das comidas e carnes que tinham no Egito... Demonstraram uma total falta de fé e confiança naquele que os havia libertado. Eles estavam tão cegos pelo medo, que quando Calebe e Josué lhes falaram que com ajuda de Deus eles podiam conseguir aquela terra, tentaram lhes apedrejar, mas o Senhor os protegeram.                 Trazendo para nossos dias atuais.                          
Muitas vezes agimos como o povo no passado. Temos demonstrado uma falta de fé tão grande. Diante de uma doença terminal nos esquecemos que Deus tem poder para mudar o destino, que Ele pode fazer todas as coisas se confiarmos nele. Julgamos o povo no passado por mesmo tendo visto os milagres de Deus, duvidarem, e às vezes agimos de maneira pior. Deus não se agrada da nossa falta de fé, Ele se entristece com isso. Deus os castigou, fazendo que nenhum daqueles que duvidaram do seu poder entrassem na Terra que Ele prometeu então o povo que em poucos dias entrariam na Terra prometida levariam 40 anos dando voltas pelo deserto, cada ano para cada dia que os doze homens espiaram a Terra. Do povo de Israel que viviam naquela época, somente Calebe e Josué, que confiaram em Deus, tiveram a oportunidade de pisar os pés no lugar em que Deus havia preparado para o seu povo. Que essa história nos sirva de lição em nossos momentos de dificuldade. Reflita em sua vida: Tenho demonstrado fé em confiança assim como demonstraram Calebe e Josué? Se sua resposta for não, ore pedindo ao Espirito Santo que lhe ajude a demonstrar mais fé em Deus. 

Postar um comentário

0 Comentários