Ninguém precisa saber!

Todas as pessoas que viam e estavam com Jesus se maravilhavam de suas palavras e ações. Ele falava com autoridade, e essa autoridade era expressada também no seu modo de agir. No sermão da montanha, Jesus deu lições importantes para todos os que estavam presentes. Vamos analisar uma delas, e que Deus nos ajude a colocarmos em prática em nossas vidas. 

Algumas pessoas no passado (Aliás, até nos nossos dias), gostavam de fazer algo sendo vista pelo povo, para que eles glorificasse-o pelo ato que fizeram.  
Jesus não gosta da atitude de pessoas que agem assim. Ele dá um conselho a eles: 

 Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus.  Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Mateus 6:1-2

Observe as palavras sublinhadas...

A figura de linguagem usada no texto é esmolas, por ser algo bem comum em toda época.

Por que não devo fazer boas obras diante dos homens?

Muitas pessoas agem desse modo para serem glorificadas. Não é de bom caráter você fazer o bem para outros vêem, pois você estará querendo “se aparecer”, diante do bem que você fez.

Não faças tocar trombeta diante de ti

         Vamos substituir essas palavras por “não saia falando”.

A pior coisa que um ser humano pode fazer é fazer algo e sair falando o que fez. Isso é muito feio. Ninguém gosta de receber algo e a pessoa que deu sair falando. Você estará se glorificando, não glorificando a Deus. Se você faz isso, para imediatamente, pois “Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa". Idem 6:2

Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. Idem 6:3-4

Isso é o nosso dever, quer seja cristão ou não. Uma boa sociedade se faz com valores. Infelizmente, sempre irá existir pessoas que querem o louvor para si próprio, não se importando com o que Jesus espera de nós.

Não podemos mudar o caráter de nosso próximo, mas com nosso testemunho e exemplo, eles poderão ver que nós somos diferentes. Faça sua parte e “e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”! 

Postar um comentário

0 Comentários